segunda-feira, 22 de junho de 2009

Observações Gerais

ATIVIDADES REALIZADAS

12/03
Observação de uma aula de educação física (dentro de sala, por causa do sol quente).
17/03
Observação geral da rotina do colégio
19/03
Observação da entrada e saída dos alunos na escola e no recreio
24/03
Observação do comportamento dos alunos durante as aulas e o recreio
26/03
Observação da sala dos professores
31/03
Aula de iniciação ao basquete
02/04
Aula livre (futsal/arcos/corda/bolas de vôlei)
07/04
Aula de iniciação ao basquete
09/04
Aula livre (futsal/arcos/corda/bolas de vôlei)
14/04
Aula de iniciação ao basquete
16/04
Aula livre (futsal/arcos/corda/bolas de vôlei)
23/04
Aula livre (futsal/arcos/corda/bolas de vôlei)
28/04
Aula de iniciação ao vôlei
30/04
Aula livre (futsal/arcos/corda/bolas de vôlei)
05/05
Aula de iniciação ao vôlei/ e para uma turma ensaio de uma dança para apresentação na hora cívica do dias das mães
07/05
Aula livre (futsal/arcos/corda/bolas de vôlei) e para uma turma ensaio de uma dança para apresentação na hora cívica do dia das mães
12/05
Aula de iniciação ao vôlei
14/05
Aula livre (futsal/arcos/corda/bolas de vôlei)
19/05
Aula de iniciação ao handebol
21/05
Aula livre (futsal/arcos/corda/bolas de vôlei)/ e observação da hora cívica do dia das mães
26/05
Aula ministrada por nós estagiários
Entrada e Saída dos alunos na Escola

Entrada: os portões são abertos às 12h50min. Os alunos, entram correndo, gritando, fazendo bagunça e vão direto para o local de fazer as filas para entrarem para as salas.
Quando todos estão nos devidos lugares as professoras pedem silêncio, os alunos cumprimentam a diretora e vão para sala. Já os alunos do Ensino Fundamental II entram sem acompanhamento de professor e vão direto pra sala.

Saída: as professoras levam os alunos até o pátio que dá acesso as vans e aos pais e os alunos só podem sair quando o responsável vai até o portão buscar. Enquanto esperam, os alunos brincam, na maioria das vezes de pega-pega, outros preferem ler ou conversar.

Recreio: tem duração de 15 minutos. As professoras deixam os alunos no pátio e estes vão fazer o lanche da tarde. A escola oferece a comida que é servida pela cantina e tem também uma lanchonete onde as crianças podem comprar seu próprio lanche. No pátio, circulam três disciplinarias que ficam tomando conta das crianças. Estas por sua vez, aproveitam também para brincar, ficam livres para escolherem as brincadeiras que mais lhe agradam. A escola oferece uma caixa de livros para aqueles que gostam de ler. O comportamento dos alunos não é bom, neste momento estão muito agitados por estarem todos juntos em um espaço aberto e por ser um momento de descontração, momento de “descansar a cabeça”.

Sala dos professores: na sala dos professores existem duas mesas grandes, com várias cadeiras, onde eles lancham e fazem o que tiver que ser feito. A diretora aproveita o momento do recreio para passar todas as orientações para as professoras e estas usam deste tempo para contar o que aconteceu em sala, comentam dos alunos que dão mais trabalho, dos mais aplicados e conversam sobre outros assuntos que não seja relacionado ao colégio. Percebemos a preocupação e respeito que a diretora tem com o ensino-aprendizagem das crianças.

Aulas Observadas

Iniciação ao basquete, vôlei e handebol

Objetivo: Fazer com que os alunos vivenciem a prática do basquete, vôlei e handebol visando aprimorar coordenação motora e psicomotricidade dos mesmos.

As aulas são planejadas pela professora Adriana Araújo, que usa de estafetas para que as aulas fiquem mais dinâmicas e que tenha maior envolvimento dos alunos. O conteúdo a ser dado é o mesmo, a professora faz as adaptações necessárias de acordo com a turma a ser trabalhada.
Todas as atividades fazem uso da bola referente a cada esporte, para que os alunos aprendam a como manusear e ao final de cada aula sempre acontece um coletivo com aqueles que se dispõe a jogar.
Quando as aulas têm um conteúdo específico a ser dado, a certa resistência por parte dos alunos, mas a maioria participa. Aqueles que não querem ficam somente assistindo a aula.

Tema livre

Objetivo: liberdade de escolha. A professora pretende trabalhar através de jogos, brinquedos e brincadeiras escolhidos pelas crianças, o convívio com os colegas. Desenvolve o respeito, cooperação, partilha, usa das aulas para acrescentar valores na vida de cada criança.

Nessas aulas a professora disponibiliza cordas, arcos, cones, bolas de vôlei e uma bola de futsal.
Os alunos adoram essa aula, pois, sempre querem jogar futsal, o que já era de se esperar. Aqueles que não gostam, brincam do que querem. É interessante ressaltar que em todas as turmas trabalhadas, nessas aulas, sempre tinham meninas participando do jogo coletivo, no caso, futsal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário